Filosofia: Ensino e Pesquisa

Direitos Fundamentais e Democracia!

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Cotas Raciais: Igualdade ou Institucionalização do Racismo?


Um comentário:

  1. Olá, Antônio! Que surpresa boa ter recebido esse conteúdo produzido por você, ainda mais sobre uma temática que tem tudo a ver comigo. Além de nos provocar à reflexão com indagações que exigem coragem para respondê-las com sinceridade, apresenta dados, informações e sustentação jurídica para as diversas afirmativas que embasaram sua pesquisa sobre o assunto. Você foi também bastante didático ao selecionar ilustrações que falam por si só no contexto em que foram inseridas. Para quem teve a oportunidade de conhecê-lo em trincheiras de luta política como eu tive consegue perceber, ao percorrer todo o trabalho, o seu estilo ousado e questionador das aparências, além de desafiador do “status quo” vigente.

    Pena que publicou e me enviou só agora! Mas, caso tenha disponibilidade e interesse e, ignoradas as previsões catastróficas que rondam o futuro próximo da nossa “educação pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada”, desde já convido você para ser palestrante em minha escola, no próximo ano, quando abordarmos a temática das relações étnico-raciais em algum momento do nosso planejamento.

    Obrigada, pela consideração em me enviar o conteúdo e por tratar com tanto respeito e seriedade, um assunto que é tão caro para mim e para a sociedade como um todo já que, apesar da força de Leis, ainda é tão difícil quebrar paradigmas e preconceitos que ainda impedem a ascensão de fato de negras e negros, diante do racismo estrutural e estruturante das relações sociais mantido, ainda, institucionalmente em nosso país. Abraço!

    ResponderExcluir